Thursday 19 April 2012

OLD SCHOOL #9 ANDRÉ GUEDES (more pics)






























Fotos: Vítor D. Rosário (thanx ;-)

Old School André Guedes
"Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin"
Leitura dramatizada
w/ Diogo Bento e Filipe Vargas
18 de Abril de 2012

OLD SCHOOL #9 ANDRÉ GUEDES

























Fotos: Joana Barrios (thanx ;-)

























Fotos: Susana Pomba


Old School André Guedes
"Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin"
Leitura dramatizada
w/ Diogo Bento e Filipe Vargas
18 de Abril de 2012
Thank you all for coming!


OLD SCHOOL #9 ANDRÉ GUEDES


























SOBRE “DIÁLOGO OBLÍQUO - ALMA M. KARLIN”  

O diálogo oblíquo invocado no título começa por ser o da tentativa de relacionamento entre duas colecções do Museu Regional de Celje na Eslovénia, a colecção de souvenirs de viagem de Alma M. Karlin e a colecção etnográfica da região. Embora neste diálogo imposto e improvável — pretexto para convocar a figura de Karlin — encontremos alguma afinidade formal e material, facilitada por uma linguagem museográfica semelhante, ambas as colecções divergem profundamente entre si nos seus aspectos funcionais e simbólicos, assinalando através da etnografia a diacronia do humano, dos seus lugares e modos de produção.

No entanto, oblíquo é também o modo de relacionamento desta viajante-escritora-jornalista-pedagoga face aos mesmos objectos, e aos lugares, gentes e práticas donde estes são originários, testemunhos físicos da sua deambulação à volta do mundo. Os relatos das suas viagem, eminentemente subjectivos e esotéricos, publicados em língua alemã entre os anos 1920 e 1930, e que a converteram momentaneamente numa acarinhada autora, são informados por uma ambiguidade e conflitualidade permanente enquanto mulher e estrangeira. Neles emergem sentimentos díspares, contraditórios e enviesados, perante o outro, e nem sempre coerentes com os integradores postulados humanistas do pensamento teosófico da qual era seguidora.

A multiplicidade de acontecimentos que descreve na primeira pessoa configuram, como sugere a investigadora Neva Šlibar, uma literatura geo-biográfica. Nesta, a narração, em estreita e inseparável relação da experiência com a escrita, converte-se numa estratégia de sobrevivência ao mundo, até mesmo quando, no regresso ao seu país após a longa viagem, esse mundo caminha no sentido de uma progressiva estranheza (a invasão nazi seguida da formação da República Federal Socialista da Jugoslávia em 1945).

As interpelações de Alma M. Karlin ao que vê e descobre, entre momentos de horror, absurdo e maravilhamento, a exposição das suas percepções, pensamentos - e preconceitos - parecem-nos hoje, apesar de tudo, inevitavelmente anacrónicas. O que em última instância ela nos devolve de um passado histórico na qual a modernidade está em transição, é a nossa própria possibilidade de reiteração, incentivando-nos a examinar a nossa própria perspectiva perante o diferente.

André Guedes





Sunday 15 April 2012

OLD SCHOOL #9 ANDRÉ GUEDES ESTA QUARTA!



















OLD SCHOOL #9
ANDRÉ GUEDES
“Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin”  
18 de Abril de 2012, Quarta-feira
Leitura dramatizada com sessões às 22h e 23h
no Espaço Teatro Praga (Poço do Bispo), Lisboa
*One night only*

TRAILER: HERE 

A 9ª edição do OLD SCHOOL, próxima quarta, dia 18 de Abril, recebe uma leitura dramatizada de ANDRÉ GUEDES, com sessões às 22h e 23h, intitulada “Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin”. O projecto estrutura-se a partir da figura de Alma Maksimiljana Karlin (1889, Celje -  1950, Pečovnik), viajante, escritora, poeta, coleccionadora, pedagoga e teosofista, nascida na cidade de Celje, Baixa Stíria, na Eslovénia, durante o Império Austro-Húngaro.

Esta leitura dramatizada, constituída por fragmentos textuais da autoria de Alma Karlin, recorre a um dispositivo visual onde dois projectores de transparências apresentam continuamente, e segundo uma lógica temática, registos fotográficos associados à vida da autora. Nestes encontramos desde locais e objectos que Karlin trouxe da sua viagem à volta do mundo na década de 1920, a objectos do quotidiano popular esloveno.
Os textos foram seleccionados pelo investigador Marijan Pušavec, e serão lidos pelos actores Filipe Vargas e Diogo Bento.

A apresentação será uma actualização em língua portuguesa da versão eslovena realizada no contexto da exposição “Pripovedi v Nastajanju/ Narratives in Progress”, comissariada por Juan de Nieves na cidade de Celje, na Eslovénia. “Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin” foi apresentado no Museu Regional de Celje em Novembro de 2011.


ANDRÉ GUEDES
“Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin”  
Leitura dramatizada
Imagens: Biblioteca Municipal de Celje e Museu Regional de Celje.
Textos: Alma M. Karlin, seleccionados por Marijan Pušavec.
Actores: Filipe Vargas e Diogo Bento.
Tradução do Esloveno ao Inglês: Anze Persin.
Tradução do Inglês ao Português: Susana Pomba e André Guedes.
Música: Ursula Bogner (1946, Dortmund – 1994, Berlim); álbuns “Pluto Hat Einen Mond 7"”, “Sonne = Black Box”, “Recordings 1969 - 1988”.

Agradecimentos especiais: ao artista, Teatro Praga, Cristina Correia, André e. Teodósio, Anze Persin, Filipe Vargas, Diogo Bento, Carlos Bártolo.  

Monday 9 April 2012

OLD SCHOOL #9 ANDRÉ GUEDES (trailer)



OLD SCHOOL #9
ANDRÉ GUEDES 
“Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin” 
18 de Abril de 2012, Quarta-feira
Sessões: 22h e 23h
*one night only*



Sunday 8 April 2012

OLD SCHOOL #9 ANDRÉ GUEDES
18 ABRIL!

























OLD SCHOOL #9
ANDRÉ GUEDES 
“Diálogo Oblíquo - Alma M. Karlin” 
18 de Abril de 2012, Quarta-feira
Sessões: 22h e 23h
*one night only*