Sunday 13 November 2011

OLD SCHOOL #4 SARA & ANDRÉ - ESTA QUARTA!


OLD SCHOOL #4

SARA & ANDRÉ
“O EFEITO KULESHOV”
16 de Novembro de 2011, às 22h (em contínuo)
no Espaço Teatro Praga (Poço do Bispo), Lisboa
*One night only*

OLD SCHOOL, número 4, desta vez com a apresentação de uma sessão de projecção comissariada pela dupla SARA & ANDRÉ, one night only, dia 16 de Novembro, quarta-feira, às 22h (em contínuo).

Na exposição individual “Delicious” na 3+1 Arte Contemporânea, em 2010, todos os trabalhos desta dupla partiam da utilização da internet como ferramenta de trabalho artístico. Fotografias e vídeos realizados a partir de motores de busca, redes sociais ou sites específicos como sleaveface.com.

Um dos formatos possíveis dos eventos OLD SCHOOL, é a escolha, por parte de um artista, de um conjunto de vídeos de diversas fontes, entre elas, o youtube. E foi exactamente isso que Sara & André prepararam para o seu OLD SCHOOL – uma muito especial playlist escolhida com algumas premissas – vídeos aparentemente feitos por “não artistas” mas que se relacionam com as artes plásticas, e o contrário disso, vídeos de artistas que “parecem” vídeos do youtube...   

Dentro dessa mesma playlist vamos também ver “Kuleshov Effect”, um novo vídeo que a dupla preparou especialmente para esta sessão. O chamado “efeito Kuleshov” é um método de montagem cinematográfica demonstrado pelo cineasta russo Lev Kuleshov no início do século XX. Kuleshov fez um pequeno filme em que uma imagem da expressão do actor Ivan Mozzhukhin era intercalada com uma série de imagens diferentes - de um prato de sopa, uma rapariga, um caixão. O público que assistiu a uma sessão do filme, acreditou que as expressões do actor eram sempre diferentes de cada vez que aparecia, quando na realidade era sempre o mesmo plano repetido.

TRAILER SARA & ANDRÉ HERE


Agradecimentos: aos artistas, Teatro Praga, Cristina Correia, André e. Teodósio, Margarida Chantre, Dr. Eduardo Moura, Manuel Reis e Gabriel Rodriguez.

Sara & André agradecem a Luísa Homem, Zbigniew Kotowicz, Tiago Salema, João Pombeiro, Nuno Monteiro e António Contador.   


Apoio audiovisual: Museu da Electricidade, Fundação EDP 

Wednesday 9 November 2011

OLD SCHOOL #4 SARA & ANDRÉ (trailer)



OLD SCHOOL #4
SARA & ANDRÉ
“O EFEITO KULESHOV”
16 de Novembro de 2011, às 22h (em contínuo)
 no Espaço Teatro Praga (Poço do Bispo), Lisboa
*One night only*